
O navio Endurance preso em uma placa de gelo durante o que ficou conhecido como última grande expedição de exploração da Antártida, 1915.
Desde o século XIX vinha ocorrendo uma corrida pela exploração colonial. Nos primeiros anos do século XX a busca por novos territórios continuou e foi justamente nessa época que ocorreu a última grande expedição de exploração da Antártida: A Expedição Transantártida Imperial (1914-1917) liderada por sir Ernest Henry Shackleton com o navio Endurance.
O principal objetivo era efetuar a travessia do continente gelado. Entretanto, a expedição não conseguiu ter êxito em seu objetivo, tendo ficado conhecida pela história de resistência da tripulação.

Na imagem, o Endurance é fotografado preso na placa de gelo, pouco tempo antes de afundar.
Durante o trajeto, o navio Endurance acabou ficando preso em uma grande placa de gelo e apesar dos esforços para liberá-lo, o destino final foi encontrado no fundo do mar, deixando toda a tripulação para trás. Após meses resistindo em um acampamento improvisado em cima de uma placa de gelo flutuante e se alimentando de focas e pinguins, os 28 homens da expedição finalmente foram resgatados.