Foto de autor desconnhecido
Incontáveis quartos, muitos deles estão vazios, passagens secretas, portas e escadas que não levam a lugar algum… Assim é a estranha mansão Winchester em San Jose, Califórnia.
Finalizada a primeira parte da maravilha da construção moderna em 1884, a mansão Winchester pertencia à famosa família responsável pela fabricação dos rifles Winchester. Após a construção de uma casa suntuosa, a excêntrica Sarah Winchester — viúva do magnata William Wirt Winchester — não se satisfez e mandou continuar a construção da casa durante 24 horas por 38 anos até sua morte em 1922.

Escada que não dá a lugar algum. Foto de autor desconhecido
Dessa forma, por anos a mansão cresceu sem limites. Trabalhadores eram chamados para criarem passagens secretas entre os 160 quartos e salas, escadas que não levavam a lugar nenhum e terminavam no teto, incontáveis antessalas e passagens secretas foram adicionadas ao complexo. Porém até hoje pairam no ar os motivos que levaram Sarah a ordenar a construção constante de cômodos na mansão.
Infelizmente esse é um questionamento que nunca obteve nenhuma resposta. Contudo, histórias e especulações a respeito sempre existiram. A mais famosa conta que a excêntrica integrante do clã Winchester ordenou mudanças constantes na mansão visando enganar os espíritos raivosos de todos aqueles que haviam morrido por um rifle que levava a marca da família.

Porta que se abre para o nada. Foto de autor desconhecido.
Com uma casa grande o suficiente e cheia de passagens secretas, conta a lenda que Sarah acreditava que assim poderia sempre enganar os fantasmas e se manter segura da vingança que eles pretendiam realizar.
O fato é que ninguém sabe o real motivo para tal desejo estranho. Alguns historiadores especulam, porém nenhum traz resposta satisfatória. Finalmente em 1906, após um intenso terremoto, a casa que antes possuía 7 andares perdeu os 3 últimos.
O custo total da mansão, após os 38 anos de modificações constantes, foi da ordem de 5,5 milhões de dólares, equivalentes a mais de 70 milhões atualmente. Hoje a casa serve como atração turística.

Foto de autor desconhecido