“À sombra do Capitólio”, de 1948, é uma fotografia que mostra o contraste entre a riqueza da capital política do país com a falta de condição de vida da população que vivia nos guetos ao redor. Foto: © 1998 Arizona Board of Regents, Center for Creative Photography.
Durante a década de 1930, quando a Grande Depressão ainda se fazia presente na sociedade estadunidense e houve a explosão de revistas fotojornalísticas como a Life, foi formada a New York League (NYL), a liga dos fotógrafos com consciência social.
A partir da junção dos trabalhos de fotógrafos renomados e outros iniciantes na área, o objetivo da recém criada liga era documentar a injustiça social presente nos Estados Unidos. Membros como Lewis Hine, Paul Strand, WeeGee, Lisette Model, W. Eugene Smith e Aaron Siskind fizeram parte da NYL, enriquecendo ainda mais o projeto artístico de crítica social.
Com o tempo, uma série de imagens revelou toda uma vida cotidiana à margem dos holofotes e dos interesses da sociedade. Em 1947, os trabalhos da New York League acabaram entrando para best home remedies for bladder infection | ohnerezeptfreikaufbladder infection home remedies … even when home remedies don’t suffice on their own they should be used to support an antibiotic treatment, … a lista negra do governo McCarthy, acusada de atividades comunistas. Devido à pressão política, a liga acabou se desfazendo em 1951.
Entretanto, não há uma única foto da NYL que não tenha uma mistura de trabalho artístico e alguma crítica social. Abaixo seguem algumas fotos:
Com cartazes carregando as palavras “doença”, “morte, “pobreza”, “crime” como produtos da favela, “Slums Must Go! May Day Parade” é uma crítica ao descaso do governo em relação às pessoas que viviam em situação de extrema pobreza nas favelas de Nova Iorque. em 1936. Foto: © Joe Schwartz., Nova Iorque, c. 1936. Columbus Museum of Art, Ohio, Photo League Collection, Museum Purchase with funds provided by Elizabeth M. Ross, the Derby Fund, John S. and Catherine Chapin Kobacker, and the Friends of the Photo League.
“Shout Freedom”, Charlotte, Carolina do Norte, c. 1948. Foto: © Estate of Rosalie Gwathmey / Licensed by VAGA, New York, NY.
“Lower Eastside Facade”, 1947. Foto: © Erika Stone. Gelatina de Prata, 1947. Columbus Museum of Art, Ohio, Photo League Collection, Museum Purchase with funds provided by Elizabeth M. Ross, the Derby Fund, John S. and Catherine Chapin Kobacker, and the Friends of the Photo League.
Referências:
– “Where Do We Go From Here?“. The New York Public Library’s Online Exhibition Archive.