
Foto: “Giant Devilfish Caught by Fisherman”. © Bettmann/CORBIS. 9 de novembro de 1933. ID: U242266ACME.
A foto acima, tirada entre agosto e novembro de 1933, mostra uma raia gigante do gênero Manta, pertencente a uma das maiores espécies de raias existentes.
Também chamada de peixe diabo, o animal é encontrado em águas temperadas, subtropicais e tropicais. Apesar do tamanho considerável, as raias Manta não são perigosas ou agressivas, ao contrário, são animais que se alimentam apenas de zoo plânctons que ficam em suspensão na água; exatamente por isso, elas são conhecidas como “filtradoras”.
A Manta gigante, aqui representada, foi capturada pelo capitão A. Kahn e um grupo de amigos que pescavam anchovas próximo à região de Nova Jersey. Foi constatado que o peixe pesava mais de 5.000 quilos, com mais de 20 metros de largura, sendo considerado o maior exemplar já registrado.

A maior raia já registrada e capturada, 1933. Foto de autor desconhecido.
A raia fora capturada quando se enroscou na rede de pesca do barco. Após não conseguir se soltar, o animal foi rebocado até a Marina de Hansen em Brielle, Nova Jersey, onde a imagem foi feita. Posteriormente, ela foi levada para uma exposição em Nova Iorque. Na foto, o Capitão Kahn é mostrado — ao centro — segurando um feto de 18 centímetros de diâmetro nascido após o mãe raia morrer. Assim como em 1933, milhares de outras situações como essa se repetiram ao longo da história e por isso, atualmente as raias Manta são animais ameaçados de extinção.

Recorte de notícia sobre a morte e captura da raia gigante, 1933.