A partir de 1944, nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial durante a campanha do Pacífico, diversos navios de guerra Aliados passaram a sofrer ataques suicidas deflagrados por militares pertencentes às Forças Armadas Imperiais japonesas.
Agim Shala: criança é entregue aos pais em um campo de refugiados
Agim Shala, de apenas 2 anos de idade, sendo passado pelo arame farpado pelos braços de seus avós no Campo de Refugiados na Albânia em 1999.
1973: Golpe militar no Chile e assassinato de Salvador Allende
11 de Setembro de 1973 — O general Augusto Pinochet instaura um golpe militar no Chile e assassina o então presidente eleito Salvador Allende.
A explosão da primeira bomba atômica da história
Às 05 horas, 29 minutos e 45 segundos do dia 16 de julho de 1945, a primeira bomba atômica da história explodiu com uma energia equivalente a 19 kt de TNT.
O Profeta Gentileza
José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza e José Agradecido, abandonou o mundo material e dedicou sua vida para espalhar gestos de gentileza.
Gripe Espanhola: a maior epidemia da história da humanidade
A mortal pandemia de gripe (1918-1920) ficou conhecida como Gripe Espanhola e “La Grippe”, foi a mais devastadora epidemia na história mundial.
Guerra Civil Espanhola (1936-1939)
A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), foi uma revolta militar sangrenta dos nacionalistas contra o governo republicano da Espanha eleito.
Al Capone: fatos e fotos marcantes do mafioso Scarface
Al Capone foi o mais conhecido mafioso da história dos Estados Unidos. Condenado em 1931 por sonegação fiscal, sua vida foi carregada por fatos marcantes.
Aracy de Guimarães Rosa: o “Anjo de Hamburgo”
Aracy Guimarães Rosa, também conhecida como “O Anjo de Hamburgo”, foi esposa de João Guimarães Rosa e ajudou inúmeros judeus a fugirem da Alemanha nazista.
Sufi Zikr: o hipnotizante ritual religioso de dança
O Sufi Zikr é uma dança mística do Cáucaso, Chechênia, onde o Islamismo é predominante. O ritual religioso de dança em forma de círculos é hipnotizante.
Serra Pelada: o maior garimpo a céu aberto do mundo
Um dos trabalhos mais marcantes de Sebastião Salgado: Serra Pelada, o garimpo que encorajou milhares a arriscar a vida na incessante e dura busca por ouro.
Marina Ginesta, a jovem garota ícone da Guerra Civil Espanhola
Marina Ginesta, à época com 17 anos, olha para a câmera com um rifle pendurado no ombro sob o telhado do hotel Colón, em Barcelona, em 1936.
O dever de honra: menino japonês carregando o irmão morto
A icônica foto do menino japonês carregando o irmão morto em 1945 sintetizou o espírito de derrota e frangalho social da nação japonesa ao fim da II Guerra.
Kang Dong: a residência dos ditadores da Coréia do Norte
Construído na década de 1980 e expandido a partir da década de 1990, o complexo Kang Dong pertence à família do ditador da Coréia do Norte, Kim Jong-un.
Os fotógrafos com consciência social
Na década de 1930, em meio à Grande Depressão, foi formada uma liga de fotógrafos com consciência social visando documentar as injustiças sociais nos EUA.
A desnazificação da Alemanha
Após a rendição da Alemanha, começou a campanha de “desnazificação”. Tudo o que lembrava o Nazismo começou a ser destruído e os culpados foram julgados.
Ahmad Shah Massoud – O Leão do Panjshir
Biografia sobre Ahmad Shah Massoud – O Leão do Panjshir, líder afegão que defendia a igualdade entre homens e mulheres e comandava a Aliança do Norte.
As humilhações pós-Segunda Guerra Mundial
Ao final da Segunda Guerra Mundial, as mulheres francesas que mantiveram relações com alemães sofreram humilhações, como a raspagem dos cabelos.
Winston Churchill: “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.
Winston Churchill, durante um discurso, proferiu a famosa frase: “Nunca antes no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos”
A Lei Seca de 1920
Visando acabar com a violência e a pobreza, em 1920 foi criada a Lei Seca nos Estados Unidos. Apesar de todos os esforços, a lei fez a máfia se fortalecer.
Yoshito Matsushige: o fotógrafo que registrou a dor de Hiroshima
Após a bomba lde Hiroshima, Yoshito Matsushige entrou para a história como o único fotógrafo a registrar a devastação sob o ponto de vista das vítimas.
A Rosa de Hiroshima
Há 69 anos, uma bomba atômica era jogada em Nagasaki. Três dias antes, porém, Hiroshima havia sido devastada, às 8:17 da manhã, pela Little Boy.
As baixas soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial
Os soviéticos, apesar de estarem acostumados à inúmeras perdas durante toda a Segunda Guerra Mundial, não fingiam estar imunes à dor.
O lançamento da Apollo 11
Em meio à corrida espacial entre URSS e EUA, após Vostok 1 que levou Gagarin para o espaço, em 1969 é lançada a Apollo 11, primeira missão tripulada à Lua.
O desenho de um sobrevivente da bomba atômica
Anos após a bomba atômica de Hiroshima, os sobreviventes ainda fazem tratamento. Parte do tratamento é retratar em desenho o que viram naquele fatídico dia.
Triângulo das Bermudas: a Esquadrilha 19
Em 1945, após um exercício de rotina, a famosa Esquadrilha 19, “The Lost Patrol”, desaparece sobre o Triângulo das Bermudas, nunca mais sendo encontrada.
A tumba perdida de Tutankhamon
Por muitos anos a tumba de Tutankhamon foi cobiçada. A tumba estava perdida há mais de 3 mil anos juntamente com artefatos de ouro com valor incalculável.
O Massacre de Oradour-Sur-Glane
O massacre de Oradour-Sur-Glane ocorreu em 10 de junho de 1944, quatro dias após o Dia D. Soldados da SS foram responsáveis pelo assassinato de 642 civis.
Imagens coloridas da invasão da França em 1944
O fotógrafo Frank Scherschel, autor da maioria das fotos, focou em cenas menos conhecidas que antecederam e sucederam a invasão da França (Dia D).
Dia D – a maior invasão marítima da História
No dia 06 de junho de 1944, a maior invasão marítima da História ocorreu nas praias da costa da Normandia, França, sendo conhecida como o “Dia D”.
A emoção de uma viúva durante o Memorial Day
No dia 27 de maio de 1983, durante a semana do Memorial Day, a Sra. Dorris Fielder abraça a lápide de seu falecido marido no cemitério Fort Logan, EUA.
Soldados da Romênia durante a Primeira Guerra Mundial
No dia 27 de agosto de 1916, a Romênia, país situado no Leste Europeu, aderiu ao bloco dos Aliados e declarou guerra ao Império Austro-Húngaro.
Guerra da Bósnia: o colapso da ex-Iugoslávia
A Guerra da Bósnia e Herzegovina ocorreu oficialmente entre 06.04.1992 e 14.12.1995 e deixou entre 100 e 200 mil mortos além de 2 milhões de refugiados.
Trégua de Natal de 1914: quando a paz reinou em meio à guerra
Na Primeira Guerra Mundial, eis que no dia 24 de dezembro algo inesperado ocorre: a Trégua de Natal. Durante um dia a paz reinou em meio à guerra.
Leonid Rogozov e sua autocirurgia histórica
Em 1961, Leonid Rogozov apresentou alguns sintomas preocupantes. Este episódio o faria entrar para a História como o homem que operou a si mesmo.
A gloriosa batalha naval entre britânicos e alemães
Durante a Segunda Guerra Mundial, o navio de guerra britânico HMS Glowworm e o cruzador pesado alemão Admiral Hipper travaram uma gloriosa batalha naval.
Massacre de Munique: o atentado que marcou os Jogos Olímpicos
No dia 5 de setembro de 1972, durante os Jogos Olímpicos de Munique, oito membros do Setembro Negro invadiram os alojamentos da delegação de Israel.
O Massacre de Srebrenica – um dos piores crimes de guerra da Europa
Na tarde de 10 de julho de 1995, soldados do exército sérvio da Bósnia iniciaram um ataque a Srebrenica, “cidade refúgio” criada pela ONU.
Segunda Guerra Mundial: o encontro entre passado e presente
Nessa sequência de imagens, a Segunda Guerra Mundial é apresentada mesclando o passado e o presente, mostrando os fantasmas da História.
Os cães anti-tanque da Segunda Guerra Mundial
Na Segunda Guerra Mundial, buscando preservar vidas humanas, o Exército soviético utilizou cães anti-tanques em ataques suicidas contra alemães.
August Landmesser, o homem que não saudou os Nazistas
Durante o período nazista, todos eram obrigados a saudar o regime, porém August Landmesser, em meio a uma multidão, não fez. Conheça sua história.
O monge que se transformou na Tocha da Justiça
No dia 11 de junho de 1963, durante uma manifestação contra o governo, o monge Mahayan Thích Quảng Ðức ateia fogo ao próprio corpo.
A última carta dos Kamikazes
Ao final da Segunda Guerra Mundial, o Japão promoveu ataques suicidas com os Kamikazes contra navios Aliados. Veja as últimas cartas desses soldados.
Os últimos momentos de Ayrton Senna
Às vésperas da largada no GP de Ímola em 1º de maio de 1994, Ayrton Senna havia confessado à pessoas mais próximas que homenagearia Roland Ratzenberger.
Misericórdia nos céus durante a Segunda Guerra Mundial
A incrível história de misericórdia entre o piloto alemão Franz Stiglere o piloto americano Charlie Brown nos céus durante a Segunda Guerra Mundial.
Yasser Arafat e Yitzhak Rabin: o aperto de mão do Nobel da Paz
História de como o histórico aperto de mão entre Yasser Arafat e Yitzhak Rabin levou ao Prêmio do Nobel da Paz.
Sharbat Gula: os olhos enigmáticos da menina afegã
A foto da National Geographic do rosto e olhar enigmático de uma menina afegã rodou o mundo. A menina por trás dos olhos enigmáticos era Sharbat Gula.
Experiência Trinity: o início da era atômica
A “Experiência Trinity” foi a primeira bomba atômica da história da humanidade, utilizada em um teste durante a Segunda Guerra Mundial.
Cem anos de Robert Capa
Em 2013 Robert Capa completaria 100 anos. Aqui estão as principais e mais famosas fotos tiradas por Capa; a maioria mostra o cenário da II Guerra.
O último sorriso de um espião soviético
Negada a autenticidade por anos, a foto da execução de um espião soviético só foi aceita como verdadeira após outras fotos serem descobertas em 2006.
Raphael Lemkin: o criador do termo “genocídio”
Por seu trabalho no Direito Internacional e na prevenção de crimes de guerra, Raphael Lemkin foi considerado “um exemplo inspirador do compromisso moral.”
Os 11 trabalhadores do Rockefeller Center
Todo mundo já deve ter visto a famosa foto dos 11 trabalhadores do Rockefeller Center em 1932, porém poucas conhecem a história por trás da imagem.
Che Guevara e a Rádio Rebelde
A Rádio Rebelde foi imprescindível para o sucesso da Revolução Cubana, vez que com os conflitos, o governo aumentou a censura sobre a imprensa cubana.
O sequestro e assassinato do premier Aldo Moro na Itália
No dia 16.03.1978, Aldo Moro foi sequestrado pelas Brigadas Vermelhas e levado para um cativeiro, onde viveu junto com toda a Itália 55 dias de tensão.
O messias David Koresh e o assédio de Waco
Em julho de 1993 foi realizado um cerco de 51 dias em Waco, contando com a participação do Exército dos Estados Unidos, FBI, ATF e da polícia do Texas.
Huynh Thanh My – fotógrafo da Guerra do Vietnã
O fotógrafo da Associated Press Huynh Thanh My cobriu a Guerra do Vietña Huynh, sendo ferido no delta do rio Mekong. Morreu com apenas 28 anos de idade.
O discurso de João Paulo II em Varsóvia, Polônia, 1979
Muitos poloneses consideram que o marco inicial da derrocada comunista foi o discurso de João Paulo II em 2 de Junho de 1979 na Praça Vitória, em Varsóvia.
Steven Spielberg durante as filmagens de Tubarão (Jaws)
Tubarão é um filme de suspense lançado em 1975 que se tornou a maior bilheteria da história da época e causou numerosos incidentes pelos Estados Unidos.
O fatídico drama hollywoodiano
Durante uma tarde em Beverly Hills, o fotógrafo Anthony K. Roberts testemunhou uma cena atípica e tirou uma série de fotos intitulada Fatal Hollywood Drama.
El Porteñazo. Capelão resgata soldado em Puerto Cabello
O capelão Luis Maria Padilla vai para o meio da rua no tiroteio em Puerto Cabello para resgatar um soldado ferido, colocando-o em seus braços.
A construção e queda do icônico muro de Berlim
Por 28 anos a Alemanha ficou separada em duas. A construção do Muro de Berlim simbolizou a nova configuração mundial pós guerra: a bipolaridade.
Pablo Escobar – a impressionante história do “Patrão do Mal”
Pablo Escobar foi responsável por mais de 6.000 homicídios durante sua vida criminosa, mergulhando a Colômbia em um período sombrio de sua história.
Césio-137: o maior acidente radiológico brasileiro
O acidente radiológico brasileiro em Goiânia (Césio-137) é considerado o mais grave na história do Brasil pela Escala Internacional de Acidentes Nucleares.
Hiroo Onoda, o oficial japonês que ficou 29 anos escondido na selva
Em março de 1974, quase 29 anos depois do fim oficial da Segunda Guerra Mundial, o oficial japonês Hiroo Onoda emerge da selva e depõe suas armas.