Após a rendição da Alemanha, os Estados Unidos e a Inglaterra começaram uma campanha de “desnazificação” no país. Para tanto, tudo o que lembrava o partido Nazista começou a ser destruído e os culpados começaram a ser apontados pelos estadistas vencedores da guerra. Na imagem, soldados alemães presos sendo obrigados a verem a filmagem de um campo de concentração em 1945.
A “desnazificação” da Alemanha
Por algum tempo as imagens dos campos de concentração começaram a invadir os países Aliados, chocando a população; isso acabou gerando um sentimento de revolta e a pressão para que houvesse não só a culpabilização dos oficiais nazistas, como ocorreria de início, mas também uma culpa coletiva para todo o povo alemão.
A culpa coletiva começou também a ser utilizada no processo de “desnazificação” da Alemanha. O meio utilizado era levar os civis alemães até campos de concentração e fazê-los visitar as instalações, bem como ver os corpos dos prisioneiros mortos; além de cartazes espalhados pelas ruas com fotos de mortos e os dizeres “A culpa é sua”. Outro recurso utilizado para a culpa coletiva foi a criação de filmes mostrando os atos do Partido Nazista tanto para os civis, quanto para os soldados alemães.