Crianças do gueto de Lodz sendo enviadas para o campo de extermínio de Chelmno durante a ação “Gehsperre”. Em 1942, durante 7 dias, crianças, idosos e doentes, num total de mais de 20 mil pessoas, foram deportados do gueto de Lodz e vilas vizinhas para o primeiro campo de extermínio que fora criado: Chelmno.
Agim Shala: criança é entregue aos pais em um campo de refugiados
Agim Shala, de apenas 2 anos de idade, sendo passado pelo arame farpado pelos braços de seus avós no Campo de Refugiados na Albânia em 1999.
Polonês chora diante do pelotão de fuzilamento em setembro de 1939
Polonês chora diante do pelotão de fuzilamento, durante o “Domingo Sangrento” na cidade cidade polonesa de Bydgoszcz, em setembro de 1939.
Pai olha para a mão e o pé de sua filha de 5 anos no Congo em 1904.
Pai olha para a mão e o pé de sua filha de 5 anos, cortados como uma punição por não ter cumprido a cota diária de extração de borracha no Congo em 1904.
Familiares identificam mortos em massacre na Crimeia
A fotografia “Families Identify Dead” (Familiares Identificam Mortos) mostra uma senhora diante do corpo de um parente morto na Crimeia.
As sombras de Nagasaki
Os únicos rastros que as vítimas fatais deixaram, ficaram registrados nas sombras de Nagasaki, que até hoje contam silenciosamente a história daquele dia.
O extermínio dos índios Waimiri-Atroari
Ao final da Ditadura Militar, deu-se início ao processo de contabilização dos mortos. Entretanto, os genocídios contra povos indígenas não foram contabilizados, em especial o extermínio do povo Waimiri-Atroari.
Yoshito Matsushige: o fotógrafo que registrou a dor de Hiroshima
Após a bomba lde Hiroshima, Yoshito Matsushige entrou para a história como o único fotógrafo a registrar a devastação sob o ponto de vista das vítimas.
A Rosa de Hiroshima
Há 69 anos, uma bomba atômica era jogada em Nagasaki. Três dias antes, porém, Hiroshima havia sido devastada, às 8:17 da manhã, pela Little Boy.
As baixas soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial
Os soviéticos, apesar de estarem acostumados à inúmeras perdas durante toda a Segunda Guerra Mundial, não fingiam estar imunes à dor.
O desenho de um sobrevivente da bomba atômica
Anos após a bomba atômica de Hiroshima, os sobreviventes ainda fazem tratamento. Parte do tratamento é retratar em desenho o que viram naquele fatídico dia.
O Massacre de Oradour-Sur-Glane
O massacre de Oradour-Sur-Glane ocorreu em 10 de junho de 1944, quatro dias após o Dia D. Soldados da SS foram responsáveis pelo assassinato de 642 civis.
Guerra da Bósnia: o colapso da ex-Iugoslávia
A Guerra da Bósnia e Herzegovina ocorreu oficialmente entre 06.04.1992 e 14.12.1995 e deixou entre 100 e 200 mil mortos além de 2 milhões de refugiados.
A execução do general alemão Anton Dostler
O general alemão da Wermacht Anton Dostler é amarrado a uma estaca antes de sua execução por um pelotão de fuzilamento em 1 de dezembro de 1945.
O Massacre de Srebrenica – um dos piores crimes de guerra da Europa
Na tarde de 10 de julho de 1995, soldados do exército sérvio da Bósnia iniciaram um ataque a Srebrenica, “cidade refúgio” criada pela ONU.
Raphael Lemkin: o criador do termo “genocídio”
Por seu trabalho no Direito Internacional e na prevenção de crimes de guerra, Raphael Lemkin foi considerado “um exemplo inspirador do compromisso moral.”
O último judeu de Vinnitsa
Foto encontrada no bolso de um soldado com os seguintes dizeres no verso: “Último judeu em Vinnitsa”. Neste dia, 28 mil judeus foram executados.