Genocídios

Crianças sendo deportadas do Gueto de Lodz

Crianças do gueto de Lodz sendo enviadas para o campo de extermínio de Chelmno durante a ação “Gehsperre”. Em 1942, durante 7 dias, crianças, idosos e doentes, num total de mais de 20 mil pessoas, foram deportados do gueto de Lodz e vilas vizinhas para o primeiro campo de extermínio que fora criado: Chelmno.

As sombras de Nagasaki

As sombras de Nagasaki

Os únicos rastros que as vítimas fatais deixaram, ficaram registrados nas sombras de Nagasaki, que até hoje contam silenciosamente a história daquele dia.

O extermínio dos índios Waimiri-Atroari

O extermínio dos índios Waimiri-Atroari

Ao final da Ditadura Militar, deu-se início ao processo de contabilização dos mortos. Entretanto, os genocídios contra povos indígenas não foram contabilizados, em especial o extermínio do povo Waimiri-Atroari.

A Rosa de Hiroshima

A Rosa de Hiroshima

Há 69 anos, uma bomba atômica era jogada em Nagasaki. Três dias antes, porém, Hiroshima havia sido devastada, às 8:17 da manhã, pela Little Boy.

O Massacre de Oradour-Sur-Glane

O Massacre de Oradour-Sur-Glane

O massacre de Oradour-Sur-Glane ocorreu em 10 de junho de 1944, quatro dias após o Dia D. Soldados da SS foram responsáveis pelo assassinato de 642 civis.

O último judeu de Vinnitsa

O último judeu de Vinnitsa

Foto encontrada no bolso de um soldado com os seguintes dizeres no verso: “Último judeu em Vinnitsa”. Neste dia, 28 mil judeus foram executados.