A partir de 1944, nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial durante a campanha do Pacífico, diversos navios de guerra Aliados passaram a sofrer ataques suicidas deflagrados por militares pertencentes às Forças Armadas Imperiais japonesas.
Crianças sendo deportadas do Gueto de Lodz
Crianças do gueto de Lodz sendo enviadas para o campo de extermínio de Chelmno durante a ação “Gehsperre”. Em 1942, durante 7 dias, crianças, idosos e doentes, num total de mais de 20 mil pessoas, foram deportados do gueto de Lodz e vilas vizinhas para o primeiro campo de extermínio que fora criado: Chelmno.
Alemanha invade a Polônia: começa a Segunda Guerra Mundial
No dia 1º de setembro de 1939, mais de um milhão de soldados alemães invadiram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial.
A explosão da primeira bomba atômica da história
Às 05 horas, 29 minutos e 45 segundos do dia 16 de julho de 1945, a primeira bomba atômica da história explodiu com uma energia equivalente a 19 kt de TNT.
Aracy de Guimarães Rosa: o “Anjo de Hamburgo”
Aracy Guimarães Rosa, também conhecida como “O Anjo de Hamburgo”, foi esposa de João Guimarães Rosa e ajudou inúmeros judeus a fugirem da Alemanha nazista.
O dever de honra: menino japonês carregando o irmão morto
A icônica foto do menino japonês carregando o irmão morto em 1945 sintetizou o espírito de derrota e frangalho social da nação japonesa ao fim da II Guerra.
A desnazificação da Alemanha
Após a rendição da Alemanha, começou a campanha de “desnazificação”. Tudo o que lembrava o Nazismo começou a ser destruído e os culpados foram julgados.
As humilhações pós-Segunda Guerra Mundial
Ao final da Segunda Guerra Mundial, as mulheres francesas que mantiveram relações com alemães sofreram humilhações, como a raspagem dos cabelos.
Winston Churchill: “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.
Winston Churchill, durante um discurso, proferiu a famosa frase: “Nunca antes no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos”
Yoshito Matsushige: o fotógrafo que registrou a dor de Hiroshima
Após a bomba lde Hiroshima, Yoshito Matsushige entrou para a história como o único fotógrafo a registrar a devastação sob o ponto de vista das vítimas.
As baixas soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial
Os soviéticos, apesar de estarem acostumados à inúmeras perdas durante toda a Segunda Guerra Mundial, não fingiam estar imunes à dor.
O Massacre de Oradour-Sur-Glane
O massacre de Oradour-Sur-Glane ocorreu em 10 de junho de 1944, quatro dias após o Dia D. Soldados da SS foram responsáveis pelo assassinato de 642 civis.
Imagens coloridas da invasão da França em 1944
O fotógrafo Frank Scherschel, autor da maioria das fotos, focou em cenas menos conhecidas que antecederam e sucederam a invasão da França (Dia D).
Dia D – a maior invasão marítima da História
No dia 06 de junho de 1944, a maior invasão marítima da História ocorreu nas praias da costa da Normandia, França, sendo conhecida como o “Dia D”.
Werfel, órfão de apenas 6 anos e seus sapatos novos
Na foto de Gerald Waller, um momento único em meio ao cenário difícil: Werfel de apenas 6 anos, austríaco e órfão, abraça seu mais novo par de sapatos.
A execução do general alemão Anton Dostler
O general alemão da Wermacht Anton Dostler é amarrado a uma estaca antes de sua execução por um pelotão de fuzilamento em 1 de dezembro de 1945.
A gloriosa batalha naval entre britânicos e alemães
Durante a Segunda Guerra Mundial, o navio de guerra britânico HMS Glowworm e o cruzador pesado alemão Admiral Hipper travaram uma gloriosa batalha naval.
Segunda Guerra Mundial: o encontro entre passado e presente
Nessa sequência de imagens, a Segunda Guerra Mundial é apresentada mesclando o passado e o presente, mostrando os fantasmas da História.
Os cães anti-tanque da Segunda Guerra Mundial
Na Segunda Guerra Mundial, buscando preservar vidas humanas, o Exército soviético utilizou cães anti-tanques em ataques suicidas contra alemães.
August Landmesser, o homem que não saudou os Nazistas
Durante o período nazista, todos eram obrigados a saudar o regime, porém August Landmesser, em meio a uma multidão, não fez. Conheça sua história.
A última carta dos Kamikazes
Ao final da Segunda Guerra Mundial, o Japão promoveu ataques suicidas com os Kamikazes contra navios Aliados. Veja as últimas cartas desses soldados.
A resistência ao regime Nazista: Edelweiss Piraten
A Alemanha Nazista foi governada por punhos de ferro. Contudo, muitos grupos da resistência lutaram contra a opressão, entre eles: Edelweiss Piraten.
Misericórdia nos céus durante a Segunda Guerra Mundial
A incrível história de misericórdia entre o piloto alemão Franz Stiglere o piloto americano Charlie Brown nos céus durante a Segunda Guerra Mundial.
Experiência Trinity: o início da era atômica
A “Experiência Trinity” foi a primeira bomba atômica da história da humanidade, utilizada em um teste durante a Segunda Guerra Mundial.
O último sorriso de um espião soviético
Negada a autenticidade por anos, a foto da execução de um espião soviético só foi aceita como verdadeira após outras fotos serem descobertas em 2006.
Raphael Lemkin: o criador do termo “genocídio”
Por seu trabalho no Direito Internacional e na prevenção de crimes de guerra, Raphael Lemkin foi considerado “um exemplo inspirador do compromisso moral.”
O último judeu de Vinnitsa
Foto encontrada no bolso de um soldado com os seguintes dizeres no verso: “Último judeu em Vinnitsa”. Neste dia, 28 mil judeus foram executados.
Hans-Georg Henke: o soldado menino
Hans-Georg Henke é uma das faces de uma guerra que levou inúmeras crianças e adolescentes à frente de batalha. Em todas as fotos, tiradas quando Henke foi capturado pelos soldados soviéticos, é mostrada apenas uma criança assustada e sem rumo em meio ao caos e aos bombardeios das tropas inimigas.
Hiroo Onoda, o oficial japonês que ficou 29 anos escondido na selva
Em março de 1974, quase 29 anos depois do fim oficial da Segunda Guerra Mundial, o oficial japonês Hiroo Onoda emerge da selva e depõe suas armas.