Segunda Guerra Mundial
[VÍDEO] O último voo dos kamikazes

[VÍDEO] O último voo dos kamikazes

A partir de 1944, nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial durante a campanha do Pacífico, diversos navios de guerra Aliados passaram a sofrer ataques suicidas deflagrados por militares pertencentes às Forças Armadas Imperiais japonesas.

Crianças sendo deportadas do Gueto de Lodz

Crianças do gueto de Lodz sendo enviadas para o campo de extermínio de Chelmno durante a ação “Gehsperre”. Em 1942, durante 7 dias, crianças, idosos e doentes, num total de mais de 20 mil pessoas, foram deportados do gueto de Lodz e vilas vizinhas para o primeiro campo de extermínio que fora criado: Chelmno.

As sombras de Nagasaki

As sombras de Nagasaki

Os únicos rastros que as vítimas fatais deixaram, ficaram registrados nas sombras de Nagasaki, que até hoje contam silenciosamente a história daquele dia.

A desnazificação da Alemanha

Após a rendição da Alemanha, começou a campanha de “desnazificação”. Tudo o que lembrava o Nazismo começou a ser destruído e os culpados foram julgados.

O Massacre de Oradour-Sur-Glane

O Massacre de Oradour-Sur-Glane

O massacre de Oradour-Sur-Glane ocorreu em 10 de junho de 1944, quatro dias após o Dia D. Soldados da SS foram responsáveis pelo assassinato de 642 civis.

O horror da Segunda Guerra Mundial na Crimeia

A fotografia tirada por Dmitri Baltermants no dia 1 de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, a imagem forte de uma senhora diante do corpo de um parente morto na Crimeia circulou na imprensa soviética daquele ano. Parentes de outras vítimas próximos também identificam os mortos.

A última carta dos Kamikazes

A última carta dos Kamikazes

Ao final da Segunda Guerra Mundial, o Japão promoveu ataques suicidas com os Kamikazes contra navios Aliados. Veja as últimas cartas desses soldados.

O último judeu de Vinnitsa

O último judeu de Vinnitsa

Foto encontrada no bolso de um soldado com os seguintes dizeres no verso: “Último judeu em Vinnitsa”. Neste dia, 28 mil judeus foram executados.

Hans-Georg Henke: o soldado menino

Hans-Georg Henke: o soldado menino

Hans-Georg Henke é uma das faces de uma guerra que levou inúmeras crianças e adolescentes à frente de batalha. Em todas as fotos, tiradas quando Henke foi capturado pelos soldados soviéticos, é mostrada apenas uma criança assustada e sem rumo em meio ao caos e aos bombardeios das tropas inimigas.

O pombo GI-Joe

Buscando evitar mais mortes, as tropas inglesas enviaram o pombo GI-Joe para avisar as tropas americanas para cessarem os bombardeios.