A partir de 1944, nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial durante a campanha do Pacífico, diversos navios de guerra Aliados passaram a sofrer ataques suicidas deflagrados por militares pertencentes às Forças Armadas Imperiais japonesas.
Crianças observam cartaz oferecendo cenoura
Duas crianças observam um cartaz oferecendo cenouras ao invés de sorvetes durante o grande racionamento de comida na Segunda Guerra Mundial, 1941.
Um avião Martin B-26 Marauder é atingido em Toulon
Um Martin B-26 Marauder, do Exército dos EUA, fora recém atingido por fogo antiaéreo durante uma missão em Toulon, França. A foto mostra o exato momento em que o motor direito é arrancado e, enquanto cai, a hélice permanece girando. O registro incomum acabou fazendo com que se tornasse uma das mais notáveis fotografias aéreas da Segunda Guerra Mundial.
Crianças sendo deportadas do Gueto de Lodz
Crianças do gueto de Lodz sendo enviadas para o campo de extermínio de Chelmno durante a ação “Gehsperre”. Em 1942, durante 7 dias, crianças, idosos e doentes, num total de mais de 20 mil pessoas, foram deportados do gueto de Lodz e vilas vizinhas para o primeiro campo de extermínio que fora criado: Chelmno.
A carta enviada por Ghandi à Adolf Hitler em 1939
No dia 23 de julho de 1939, Gandhi enviou uma carta a Adolf Hitler, que acabara de ordenar a invasão da Polônia. Na carta, cuja tradução livre segue abaixo, o pacifista indiano Mahatma Gandhi pede a Hitler que evite a guerra e promova a paz, como um conselho de quem abandonara os meios violentos e obteve sucesso.
Polonês chora diante do pelotão de fuzilamento em setembro de 1939
Polonês chora diante do pelotão de fuzilamento, durante o “Domingo Sangrento” na cidade cidade polonesa de Bydgoszcz, em setembro de 1939.
Alemanha invade a Polônia: começa a Segunda Guerra Mundial
No dia 1º de setembro de 1939, mais de um milhão de soldados alemães invadiram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial.
Albert Gerald Lewis, um dos maiores áses da RAF
O oficial aviador Albert Gerald Lewis, um dos maiores áses da RAF – Royal Air Force (Força Aérea Real Britânica) é fotografado ao lado de seu avião.
Armeiros da Royal Air Force recarregam os aviões de combate
Três armeiros, chamados de “plumbers” (encanadores), recarregam oito metralhadoras dos aviões Hurricane da Royal Air Force com cinturões de munição.
Pilotos e membros da tripulação aérea da RAF correm para seus aviões
Pilotos e membros da tripulação aérea se dirigem para seus aviões durante a batalha da Inglaterra, no aeródromo da RAF, em 1940.
A explosão da primeira bomba atômica da história
Às 05 horas, 29 minutos e 45 segundos do dia 16 de julho de 1945, a primeira bomba atômica da história explodiu com uma energia equivalente a 19 kt de TNT.
Familiares identificam mortos em massacre na Crimeia
A fotografia “Families Identify Dead” (Familiares Identificam Mortos) mostra uma senhora diante do corpo de um parente morto na Crimeia.
Aracy de Guimarães Rosa: o “Anjo de Hamburgo”
Aracy Guimarães Rosa, também conhecida como “O Anjo de Hamburgo”, foi esposa de João Guimarães Rosa e ajudou inúmeros judeus a fugirem da Alemanha nazista.
As sombras de Nagasaki
Os únicos rastros que as vítimas fatais deixaram, ficaram registrados nas sombras de Nagasaki, que até hoje contam silenciosamente a história daquele dia.
O dever de honra: menino japonês carregando o irmão morto
A icônica foto do menino japonês carregando o irmão morto em 1945 sintetizou o espírito de derrota e frangalho social da nação japonesa ao fim da II Guerra.
A desnazificação da Alemanha
Após a rendição da Alemanha, começou a campanha de “desnazificação”. Tudo o que lembrava o Nazismo começou a ser destruído e os culpados foram julgados.
As humilhações pós-Segunda Guerra Mundial
Ao final da Segunda Guerra Mundial, as mulheres francesas que mantiveram relações com alemães sofreram humilhações, como a raspagem dos cabelos.
Winston Churchill: “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.
Winston Churchill, durante um discurso, proferiu a famosa frase: “Nunca antes no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos”
Yoshito Matsushige: o fotógrafo que registrou a dor de Hiroshima
Após a bomba lde Hiroshima, Yoshito Matsushige entrou para a história como o único fotógrafo a registrar a devastação sob o ponto de vista das vítimas.
As baixas soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial
Os soviéticos, apesar de estarem acostumados à inúmeras perdas durante toda a Segunda Guerra Mundial, não fingiam estar imunes à dor.
O Massacre de Oradour-Sur-Glane
O massacre de Oradour-Sur-Glane ocorreu em 10 de junho de 1944, quatro dias após o Dia D. Soldados da SS foram responsáveis pelo assassinato de 642 civis.
Imagens coloridas da invasão da França em 1944
O fotógrafo Frank Scherschel, autor da maioria das fotos, focou em cenas menos conhecidas que antecederam e sucederam a invasão da França (Dia D).
Dia D – a maior invasão marítima da História
No dia 06 de junho de 1944, a maior invasão marítima da História ocorreu nas praias da costa da Normandia, França, sendo conhecida como o “Dia D”.
Werfel, órfão de apenas 6 anos e seus sapatos novos
Na foto de Gerald Waller, um momento único em meio ao cenário difícil: Werfel de apenas 6 anos, austríaco e órfão, abraça seu mais novo par de sapatos.
O horror da Segunda Guerra Mundial na Crimeia
A fotografia tirada por Dmitri Baltermants no dia 1 de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, a imagem forte de uma senhora diante do corpo de um parente morto na Crimeia circulou na imprensa soviética daquele ano. Parentes de outras vítimas próximos também identificam os mortos.
A execução do general alemão Anton Dostler
O general alemão da Wermacht Anton Dostler é amarrado a uma estaca antes de sua execução por um pelotão de fuzilamento em 1 de dezembro de 1945.
A gloriosa batalha naval entre britânicos e alemães
Durante a Segunda Guerra Mundial, o navio de guerra britânico HMS Glowworm e o cruzador pesado alemão Admiral Hipper travaram uma gloriosa batalha naval.
Judy, o primeiro cão prisioneiro de guerra
Na Segunda Guerra Mundial, Judy foi capturada pelos japoneses e, para que não fosse morta, se transformou no primeiro animal prisioneiro de guerra.
Segunda Guerra Mundial: o encontro entre passado e presente
Nessa sequência de imagens, a Segunda Guerra Mundial é apresentada mesclando o passado e o presente, mostrando os fantasmas da História.
Os cães anti-tanque da Segunda Guerra Mundial
Na Segunda Guerra Mundial, buscando preservar vidas humanas, o Exército soviético utilizou cães anti-tanques em ataques suicidas contra alemães.
August Landmesser, o homem que não saudou os Nazistas
Durante o período nazista, todos eram obrigados a saudar o regime, porém August Landmesser, em meio a uma multidão, não fez. Conheça sua história.
A última carta dos Kamikazes
Ao final da Segunda Guerra Mundial, o Japão promoveu ataques suicidas com os Kamikazes contra navios Aliados. Veja as últimas cartas desses soldados.
A resistência ao regime Nazista: Edelweiss Piraten
A Alemanha Nazista foi governada por punhos de ferro. Contudo, muitos grupos da resistência lutaram contra a opressão, entre eles: Edelweiss Piraten.
Misericórdia nos céus durante a Segunda Guerra Mundial
A incrível história de misericórdia entre o piloto alemão Franz Stiglere o piloto americano Charlie Brown nos céus durante a Segunda Guerra Mundial.
Experiência Trinity: o início da era atômica
A “Experiência Trinity” foi a primeira bomba atômica da história da humanidade, utilizada em um teste durante a Segunda Guerra Mundial.
O último sorriso de um espião soviético
Negada a autenticidade por anos, a foto da execução de um espião soviético só foi aceita como verdadeira após outras fotos serem descobertas em 2006.
Raphael Lemkin: o criador do termo “genocídio”
Por seu trabalho no Direito Internacional e na prevenção de crimes de guerra, Raphael Lemkin foi considerado “um exemplo inspirador do compromisso moral.”
O último judeu de Vinnitsa
Foto encontrada no bolso de um soldado com os seguintes dizeres no verso: “Último judeu em Vinnitsa”. Neste dia, 28 mil judeus foram executados.
Hans-Georg Henke: o soldado menino
Hans-Georg Henke é uma das faces de uma guerra que levou inúmeras crianças e adolescentes à frente de batalha. Em todas as fotos, tiradas quando Henke foi capturado pelos soldados soviéticos, é mostrada apenas uma criança assustada e sem rumo em meio ao caos e aos bombardeios das tropas inimigas.
Hiroo Onoda, o oficial japonês que ficou 29 anos escondido na selva
Em março de 1974, quase 29 anos depois do fim oficial da Segunda Guerra Mundial, o oficial japonês Hiroo Onoda emerge da selva e depõe suas armas.
O pombo GI-Joe
Buscando evitar mais mortes, as tropas inglesas enviaram o pombo GI-Joe para avisar as tropas americanas para cessarem os bombardeios.