No dia 23 de julho de 1939, Gandhi enviou uma carta a Adolf Hitler, que acabara de ordenar a invasão da Polônia. Na carta, cuja tradução livre segue abaixo, o pacifista indiano Mahatma Gandhi pede a Hitler que evite a guerra e promova a paz, como um conselho de quem abandonara os meios violentos e obteve sucesso.
Tommie Smith e John Carlos protestam durante os Jogos Olímpicos
Durante as Olimpíadas do México em 1968, Tommie Smith e John Carlos manifestaram apoio ao movimento de direitos civis dos negros americanos.
Revolta da Vacina: bonde virado na Praça da República
Bonde virado na praça da República por ocasião da Revolta da Vacina, uma das primeiras e mais importantes revoltas populares durante a primeira República.
1973: Golpe militar no Chile e assassinato de Salvador Allende
11 de Setembro de 1973 — O general Augusto Pinochet instaura um golpe militar no Chile e assassina o então presidente eleito Salvador Allende.
Dia dos Pais: origem e fotos marcantes de pais com seus filhos
O Dia dos Pais é comemorado no mundo interessado para celebrar a honra, aumentar a auto-estima e para destacar o papel do pai como protetor do lar.
Jovem confronta Guarda Nacional durante marcha antiguerra
Jan Rose Kasmir, jovem norte-americana, confronta a Guarda Nacional no Pentágono durante uma marcha contrária à Guerra do Vietnã em 1967.
1° de maio: Dia Internacional dos Trabalhadores
O dia 1° de maio é conhecido como o Dia Internacional dos Trabalhadores e ele é fruto de um episódio sangrento ocorrido nos EUA no século XIX.
Rinoceronte Cacareco: eleito para vereador
Com poucos candidatos decentes, em 1959 a população paulista fez um voto de protesto. Naquelas eleições, o rinoceronte Cacareco foi eleito vereador.
A caricatura como crítica nacional
Muitas vezes ignorada, a caricatura teve um importante papel de crítica às decisões políticas dos governantes e por inserir o povo a essas questões.
Winston Churchill: “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.
Winston Churchill, durante um discurso, proferiu a famosa frase: “Nunca antes no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos”
A revoada dos galinhas verdes
A Revoada dos Galinhas-verdes, ou Batalha da Sé, foi o nome dado ao confronto armado entre integralistas e a Frente Antifascista em 07 de outubro de 1934.
Os Romanov
A dinastia Romanov governou a Rússia de 1613 a 1917, quando a última família foi assassinada na Sibéria em 17 de julho de 1918, durante a Revolução Russa.
O lançamento da Apollo 11
Em meio à corrida espacial entre URSS e EUA, após Vostok 1 que levou Gagarin para o espaço, em 1969 é lançada a Apollo 11, primeira missão tripulada à Lua.
A Queda da Bastilha
No dia 14 de julho de 1789, a Bastilha, prisão medieval que simbolizava o poder real, é tomada pelos revolucionários dando início à Revolução Francesa.
Henrique VIII é excomungado
Após diversas vezes pedir anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, Henrique VIII é excomungado em 11 de julho de 1533 pelo papa Clemente VII.
A Revolução de 1930
O descontentamento com o governo de Washington Luiz gerou a revolta nacional que culminou na Revolução de 1930 sob a liderança de Getúlio Vargas.
A Revolução Constitucionalista de 1932
Após Vargas não cumprir com as promessa aos liberais paulistas, uma revolta armada foi organizada, dando início à Revolução Constitucionalista de 1932.
O protesto pela paz mundial
Após a crise dos mísseis em 1962, um manifestante resolveu protestar pela paz mundial em Londres, Essa foi uma das cenas mais comuns daqueles anos.
Morte no Senado Federal
No dia 4 de dezembro de 1963, movido por uma rixa política, um senador desferiu tiros contra outro em pleno Senado Federal.
Birmingham: a luta pelos direitos civis dos negros
Em 1963 ocorreram marchas em Birmingham pelos direitos civis negros. Após a violência policial, em 1964, a Lei dos Direitos Civis dos negros foi aprovada.
Massacre de Munique: o atentado que marcou os Jogos Olímpicos
No dia 5 de setembro de 1972, durante os Jogos Olímpicos de Munique, oito membros do Setembro Negro invadiram os alojamentos da delegação de Israel.
As escolas de desobediência civil
Durante as lutas pelos direitos civis negros, ativistas realizaram treinamentos violentos em escolas de desobediência civil para não reagir a provocações.
O monge que se transformou na Tocha da Justiça
No dia 11 de junho de 1963, durante uma manifestação contra o governo, o monge Mahayan Thích Quảng Ðức ateia fogo ao próprio corpo.
Yasser Arafat e Yitzhak Rabin: o aperto de mão do Nobel da Paz
História de como o histórico aperto de mão entre Yasser Arafat e Yitzhak Rabin levou ao Prêmio do Nobel da Paz.
Raphael Lemkin: o criador do termo “genocídio”
Por seu trabalho no Direito Internacional e na prevenção de crimes de guerra, Raphael Lemkin foi considerado “um exemplo inspirador do compromisso moral.”
Che Guevara e a Rádio Rebelde
A Rádio Rebelde foi imprescindível para o sucesso da Revolução Cubana, vez que com os conflitos, o governo aumentou a censura sobre a imprensa cubana.
O sequestro e assassinato do premier Aldo Moro na Itália
No dia 16.03.1978, Aldo Moro foi sequestrado pelas Brigadas Vermelhas e levado para um cativeiro, onde viveu junto com toda a Itália 55 dias de tensão.
O discurso de João Paulo II em Varsóvia, Polônia, 1979
Muitos poloneses consideram que o marco inicial da derrocada comunista foi o discurso de João Paulo II em 2 de Junho de 1979 na Praça Vitória, em Varsóvia.
A construção e queda do icônico muro de Berlim
Por 28 anos a Alemanha ficou separada em duas. A construção do Muro de Berlim simbolizou a nova configuração mundial pós guerra: a bipolaridade.
O assassinato de Benazir Bhutto no Paquistão em 2007
No dia 27 de dezembro de 2007 na cidade de Rawalpindi, um homem-bomba da Al Qaeda alvejou e matou a antiga primeira-ministra Benazir Bhutto.
Pablo Escobar – a impressionante história do “Patrão do Mal”
Pablo Escobar foi responsável por mais de 6.000 homicídios durante sua vida criminosa, mergulhando a Colômbia em um período sombrio de sua história.