A maioria das fotos foram tiradas pelo fotógrafo da revista LIFE Frank Scherschel, que focou seu trabalho em cenas menos conhecidas que antecederam e sucederam o Dia D. Frank Scherschel (1907-1981), além da invasão da Normandia, também fotografou a guerra no Pacífico, o casamento da princesa Elizabeth em 1947, a Convenção Nacional Democrática 1956, a agricultura coletiva na Checoslováquia, o primeiro-ministro britânico Sir Winston Churchill, além de inúmeras outras pessoas e eventos.
A Invasão da França
Apesar do “Dia D” ser o evento mais conhecido durante a invasão da França em 1994, inúmeras operações militares dos Aliados de grande importância também se deram nos meses seguintes. Estabelecer a cabeça-de-ponte na Normandia era vital, contudo, foi apenas o primeiro passo. Nos três meses que sucederam o Dia D, as forças aliadas lançaram uma série de ofensivas adicionais para avançar mais para o interior, enfrentando forte resistência alemã e contando com obstáculos naturais difíceis de serem transpostos, como foi o caso da vegetação de sebes espessas. No final da campanha e ao custo de muitas baixas, a sangrenta e prolongada pela retomada do território francês foi considerada como uma vitória decisiva para os Aliados, que por sua vez abriu o caminho para a libertação de outros países do noroeste da Europa.
Soldados americanos marcham através de uma cidade do litoral sul da Inglaterra para embarcarem nos navios com destino à Normandia. Créditos: Army Signal Corps Collection/U.S. National Archives.