Huynh Thanh My – fotógrafo da Guerra do Vietnã

O fotógrafo da Associated Press Huynh Thanh My durante a Guerra do Vietnã, enquanto cobria um batalhão vietnamita, encurralado no delta do rio Mekong, em meio a uma plantação de arroz. Foto: Associated Press.

O fotógrafo da Associated Press Huynh Thanh My cobriu a Guerra do Vietña Huynh, sendo ferido no delta do rio Mekong. Morreu com apenas 28 anos de idade.

29/09/2013
Huynh Thanh My

O fotógrafo da Associated Press Huynh Thanh My durante a Guerra do Vietnã, enquanto cobria um batalhão vietnamita, encurralado no delta do rio Mekong, em meio a uma plantação de arroz. Foto: Associated Press.

O fotógrafo da Associated Press Huynh Thanh My durante a Guerra do Vietnã, enquanto cobria um batalhão vietnamita, foi encurralado no delta do rio Mekong, em meio a uma plantação de arroz (foto acima).

Huynh Thanh My – fotógrafo de guerra no Vietnã

Cerca de um mês depois, no dia 10 de outubro de 1965, também durante uma batalha no delta do rio Mekong, Thanh foi ferido no peito e no braço. Enquanto esperava para ser evacuado de helicóptero, os vietcongues invadiram o posto de socorro improvisado e mataram os feridos, incluindo o jovem fotógrafo. Quase toda a imprensa de Saigon marchou em procissão no funeral de Huynh Thanh My, enterrado no cemitério Mac Dinh Ch. Anteriormente, em maio de 1965, Thanh já havia sido ferido por dois tiros de metralhadora que o acertaram no braço direito, durante um combate contra vietcongues no distrito de Phung Hiep, no delta do Rio Mekong. Ele acompanhava uma batalhão de reconhecimento vietnamita durante uma missão quando foi atingido, contudo, logo após ser liberado do hospital, voltou para a linha de frente.

Anteriormente, em maio de 1965, Thanh já havia sido ferido por tiros de metralhadora, contudo, havia retornado para a linha de frente logo quando foi liberado do hospital. Huynh morreu com apenas 28 anos de idade. Deixou mulher e uma filha de sete meses de idade. Seu irmão mais novo, Huynh Cong Ut, foi contratado pela Associated Press em 1965 e cobriu o resto da guerra, ganhando o Prêmio Pulitzer em 1973.

Avalie
[0]
[ssba-buttons]
[yarpp]