Um pequeno republicano marcha durante a Guerra Civil Espanhola

Um pequeno republicano marchando pelas ruas de um vilarejo não identificado durante a Guerra Civil Espanhola.

Um pequeno republicano marcha pelas ruas de um vilarejo durante a Guerra Civil Espanhola, uma revolta militar contra o governo republicano da Espanha.

ATUALIZADO EM 14/06/2017

Um pequeno republicano marcha pelas ruas de um vilarejo não identificado durante a Guerra Civil Espanhola.

O front republicano e a Guerra Civil Espanhola

A Guerra Civil Espanhola (1936-39), foi uma revolta militar contra o governo republicano da Espanha, apoiado por elementos conservadores dentro do país. Quando um golpe militar inicial não conseguiu tomar o controle de todo o país, uma sangrenta guerra civil se sucedeu. Os nacionalistas receberam apoio da Alemanha nazista. Os republicanos receberam ajuda da União Soviética, bem como de Brigadas Internacionais, compostas por voluntários da Europa e dos Estados Unidos.

Os nacionalistas, com amplo apoio bélico, sobretudo da poderosa Alemanha e de sua Legião Condor, avançaram implacavelmente, enfrentando uma feroz resistência republicana, composta de milícias com armas inferiores e treinamento militar inadequado. O governo republicano recuou de Madri para Valência até, finalmente, se exilar em Barcelona no ano de 1937. Milhares de espanhóis de esquerda foram forçadas ao exílio, sendo que muitos deles fugiram para campos de refugiados no sul da França. Foi estabelecida uma ditadura liderada pelo general Francisco Franco e, no rescaldo da guerra, todos os partidos de direita foram fundidas na estrutura do regime ditatorial. Franco governou a Espanha pelos 36 anos seguintes, até a data de sua morte em 20 de novembro de 1975.