Construído no início do século XVII, o telescópio de Galileu (1564-1642) era feito de couro, madeira e ouro. O invento era capaz de ampliar objetos cerca de 30 vezes utilizando uma lente convergente e uma divergente.
A casa de Pompeia que permaneceu preservada após a erupção
Imagem de uma casa bem conservada de Pompeia, cidade italiana destruída pela força da natureza por meio da erupção do Monte Vesúvio.
Manuscrito 512: uma das maiores fábulas da arquelogia brasileira
O documento “Manuscrito 512” consiste em uma das maiores fábulas da arqueologia nacional e que está guardado na Biblioteca Nacional.
Fósseis de baleias no Deserto do Atacama
Há alguns anos arqueólogos encontraram cerca de 70 fósseis de baleias no deserto do Atacama, o mais seco do mundo, localizado no Chile.
Os vinhos mais antigos do mundo
Aqui estão listados alguns dos vinhos mais antigos que conservam seu conteúdo intacto, se tornando uma verdadeira capsula do tempo e uma relíquia histórica.
A prótese mais antiga do mundo
Em 2007 uma múmia foi encontrada com uma prótese de fins estéticos datando entre 1000 e 600 a.C., sendo, portanto a prótese mais antiga do mundo.
O mistério da pequena múmia de San Pedro
Em 1932, uma pequena múmia de 17 cm foi encontrada em uma caverna em San Pedro. Após servir de atração turística, desapareceu e transformou-se num enigma.
Liber Linteus: o enigmático livro etrusco
Liber Linteus é um livro etrusco do século 3 a.C que intriga historiadores e criptólogos. Permanecendo até hoje indecifrado, seu conteúdo é um enigma.
O mistério dos bebês do esgoto
Em 1988, arqueólogos de Harvard encontraram cerca de 100 ossos de recém nascidos em um esgoto da era romana. Surgia, então, o mistério dos bebês do esgoto.
Vampiro de Veneza: o crânio com um tijolo na boca
Em 2009, foi encontrado um crânio com um tijolo na boca em uma vala comum datada da Idade Média. O achado ficou conhecido como o Vampiro de Veneza.
A caveira Maia dos dentes com pedras preciosas
Uma caveira maia com os dentes ornamentados em pedras preciosas foi encontrada, mostrando que operação complexa já ocorria entre os povos pré-colombianos.
O pão carbonizado de Pompeia
Em 79 d.C., o vulcão Vesúvio entrou em erupção, varrendo Pompeia do mapa, sendo descoberta apenas 17 séculos depois, juntamente com uma gama de objetos.
Moa: a ave gigante
Confundida com o pé de um dinossauro, a foto mostra a pata super bem preservada de uma Moa, uma das maiores aves que já existiu.
Os corpos defumados da tribo Kukukuku
Descobertos apenas na década de 1950, os corpos defumados da tribo Kukukuku atraem os olhares curiosos de vários turistas pelo mundo.
A pedra de Roseta
Em 1799, a pedra de Roseta foi encontrada no Delta do Nilo. Com ela, o mundo finalmente pôde descobrir o que os hieróglifos egípcios significavam.
Sacrifícios humanos: O homem de Tollund
A cultura e mitologia nórdica fascinam muitas pessoas, porém poucas conhecem uma das práticas mais comuns realizadas aos deuses: os sacrifícios humanos.
A múmia que grita
Enterrada de forma impura e indigna, a identidade da múmia que grita foi um verdadeiro mistério por mais de um século, sendo solucionado apenas em 2012.
A tumba perdida de Tutankhamon
Por muitos anos a tumba de Tutankhamon foi cobiçada. A tumba estava perdida há mais de 3 mil anos juntamente com artefatos de ouro com valor incalculável.
O barco funerário Viking
Em 1904, nos fiordes de Olso, foi encontrado um dos mais bem preservados barcos funerários vikings, mostrando como a sociedade viking era estratificada.
O elmo da Era de Vendel
A era de Vendel (550 — 793 dC) era o período entre as migrações e a era Viking, quando armaduras trabalhadas como o elmo da foto passaram a ser produzidas.
Shi Cheng: a Atlântida chinesa
Submersos há 40 metros estão os resquícios da cidade milenar apelidada de cidade do Leão. Shi Cheng ficou conhecida como a Atlântida chinesa.
As caveiras de crânios alongados
Em 2012 foram encontradas no México algumas caveiras com crânios alongados. A descoberta fez ressurgir o debate sobre os “Deuses astronautas”.
As múmias de Llullaillaco
Em uma expedição arqueológica na Argentina foram descobertas as múmias de Llullaillaco, consideradas uma das mais bem preservadas do Mundo.
Heracleion: a cidade perdida
Após quase desaparecer da História, finalmente depois de 1200 anos, eis que a cidade perdida de Heracleion é redescoberta.
A cidade de Petra
Petra é uma cidade arqueológica. Sua estrutura única, construída na rocha/penhasco fez ela ser considerada uma das Novas sete maravilhas do mundo.
O exército de terracota do imperador chinês
O grande exército de terracota do imperador Qin Shi Huangdi representa o poderio militar daquela Era e a lealdade dos militares para com seu imperador.
A múmia de 700 anos da dinastia Ming
Em 2011, o Museu de Taizhou apresentou ao mundo a descoberta de uma múmia super conservada de 700 anos e que, provavelmente, viveu na época da Dinastia Ming
O Santo Sudário de Turim
O Sudário de Turim, acreditado ser a prova da existência de Cristo, encontra-se em Turim desde o século XIV. Ainda não há consenso sobre sua veracidade.