Soldados americanos se aproximam da praia de Omaha com suas armas embaladas em sacos plásticos para mantê-las secas durante o Dia D. Créditos: Regional Council of Basse-Normandie/U.S. National Archives.
Na manhã do dia 06 de junho de 1944, a maior invasão marítima da História ocorreu nas praias da costa da Normandia, França, sendo a data conhecida como o “Dia D”. A operação militar teve um papel fundamental para a libertação da França e para a consequente vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
A Operação Overlord (Dia D)
Com uma cooperação sem precedentes entre as forças armadas internacionais, os Aliados lançaram forças navais, aéreas (paraquedistas e bombardeios) e tropas de assalto terrestre durante a operação Overlord, codinome dado ao desembarque aliado nas praias da Normandia, marcou o início de uma longa e dispendiosa campanha para libertar a a costa leste da Europa da ocupação alemã e abrir um novo front de batalha, enfraquecendo assim, as defesas do eixo. Além do desembarque de forças forças aerotransportadas em pára-quedas por zonas em todo o norte da França, tropas terrestres tomaram de assalto cinco praias na Normandia, de codinome Utah, Omaha, Ouro, Juno e Sword. Até o final do dia, os Aliados tinham estabelecido uma cabeça-de-ponta ao longo da costa francesa e poderiam iniciar o avanço rumo ao interior do continente.
O Comandante da Operação Overlord, General Dwight D. Eisenhower, na véspera do embarque para o Dia D, discursou para as tropas:
“Vocês estão prestes a embarcar na Grande Cruzada para a qual temos empenhado todos esses meses. Os olhos do mundo estarão sobre vocês. As esperanças e orações de pessoas amantes da liberdade em todos os lugares marcharão com vocês. […] Tenho plena confiança na coragem, devoção ao dever e habilidade no campo de batalha de vocês.”
Tropas americanas desembarcam de um navio Higgins na praia de Omaha na manhã de 6 de junho de 1944. Créditos: U.S. Navy/Raleigh News & Observer/MCT.
Uma aeronave A-20 do 416º Grupo de Bombardeio da Força Aérea dos EUA lança bombas em posições inimigas durante o Dia D. Créditos: U.S. Army.
Vista aérea da invasão da Normandia. Créditos: U.S. Air Force.
13 navios classe Liberty são deliberadamente afundados pelos Aliados para formar um quebra-mar artificial e proteger o desembarque durante o Dia D. Créditos: AP Photo.
Um projétil de 88mm explode na praia de Utah enquanto soldados americanos tentam se proteger do fogo inimigo. Créditos: Regional Council of Basse-Normandie / U.S. National Archives.
Soldado americano morto na praia de Omaha no dia 6 de junho de 1944. Ao seu lado, um rifle semi-automático M1 e outro modelo M1903. Créditos: National Archives and Records Administration.
Soldados feridos do 3º Batalhão do 16º Regimento de Infantaria da Primeira Divisão de Infantaria recebem cigarros e comida após a invasão da praia de Omaha no Dia D no dia 6 junho de 1944. Créditos: Army Signal Corps Collection in the U.S. National Archives. SC 189910.
Após a invasão, soldados Aliados recolhem seus companheiros mortos das praias da Normandia. Créditos: U.S. National Archives.
Milhares de tropas, veículos e equipamentos militares são descarregados na costa da Normandia após o êxito do invasão à costa francesa. Créditos: Regional Council of Basse-Normandie/U.S. National Archives.