Foto famosa da pegada de Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar, durante o estudo sobre a mecânica do solo da superfície lunar. Esta foto mais tarde se tornaria sinônimo da humanidade no espaço.
No dia 16 de julho de 1969, do Centro Espacial Kennedy na Flórida, a Apollo 11 foi lançada, se tornando a primeira missão tripulada a chegar à Lua. Em meio à corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, a missão, organizada pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), foi transmitida ao vivo para o mundo.
Em 12 de abril de 1961, a URSS já havia enviado Yuri Gagarin em órbita com a Vostok 1, transformando o astronauta no primeiro homem no espaço. Assim, oito anos após a Vostok 1, Neil Armstrong pisa na Lua e profere a frase que entraria para a História:
“Esse é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade” —Neil Armstrong
Após mais de 21 horas em superfície lunar, a tripulação retornou à Terra, chegando em 24 de julho. A corrida espacial finalmente começava a desacelerar com grandes avanços no campo tecnológico para os dois lados do mundo bipolarizado.